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A Aveia
aveia

A aveia é uma fonte importante de proteínas e fibras na alimentação humana, além de ser um alimento energético com altos teores de minerais e vitaminas.
Além disso, o floco de aveia é reconhecido como alimento funcional, o que causou um grande aumento no consumo.

As fibras solúveis (Beta glucanas) presentes na aveia são encontradas principalmente no farelo, sendo indicadas para:

redução de mau colesterol;
regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue;
moderação dos efeitos da hipertensão;
redução do índice de incidência do câncer de colo;
aumento da sensação de saciedade.
Na aveia são encontradas, também, complexos antioxidantes fundamentais no retardamento do envelhecimento celular.
Aveia X Colesterol

O aumento do colesterol no sangue ocasiona sérios problemas à saúde da população. As dislipidemias estão entre os mais importantes fatores de risco das doenças cardiovasculares.
A aveia, em função da ação das ß-glucanas, tem sido largamente estudada como agente responsável pela redução dos níveis de colesterol no sangue. Estudos com farelo de aveia demonstram também forte ação em tal redução.

Em 1997, o FDA – Foods and Drugs Administration, importante órgão regulamentador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, após uma rigorosa avaliação de estudos clínicos e epidemiológicos, reconheceu a eficiência da ingestão diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas.
A importância da Aveia

A aveia é um dos cereais mais completos!

Possui um elevado teor de proteínas, um bom balanceamento de aminoácidos, é rico em sais minerais, ácido linolêico (ômega 6) e vitaminas.
Além de nutritiva, a aveia é considerada um alimento funcional, principalmente, devido aos elevados teores de fibra dietética denominada beta glicano, razão do uso crescente na alimentação de adultos.

O uso periódico de aveia na alimentação humana reduz o colesterol sanguíneo, atuando na prevenção de doenças do coração. Pesquisas recentes sugerem a atuação da aveia em outros processos fisiológicos como na moderação dos efeitos da hipertensão, regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue, controle de peso e a promoção da saúde gastrointestinal, reduzindo inclusive o câncer intestinal.

A aveia é consumida na forma de mingaus, pães, bolos, biscoitos/bolachas, massas, pizzas e pastéis, em vitaminas ou batidas de leite ou sucos de frutas, na mistura com bebidas lácteas, nas sopas, na mistura com iogurte natural, na forma de granolas (com sabores a gosto), cereais em barras, dentre outras formas, tanto em alimentos doces quanto salgados.

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