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Exercícios Físicos

Com exercícios físicos realizados regulamente, você logo percebe que ter uma vida mais saudável não é tão difícil assim.

Benefícios

Os exercícios têm como alguns benefícios:

• A diminuição do risco de morte por doença cardiovascular;

• Reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol;

• Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de cânceres, incluindo o câncer de colon e mama;

• Melhora quadros de depressão, ansiedade e promove o bem-estar psicológico;

• Ajuda a controlar o peso, melhorando a força muscular e diminuindo a quantidade de gordura;

• Protege ossos, músculos e articulações, diminuindo dores em geral e reduzindo o risco de quedas nos idosos.
Dicas

Antes de iniciar um programa de exercícios físicos você deve:

• Estabelecer isso como uma prioridade;

• Buscar apoio de amigos e familiares nesta importante decisão;

• Consultar seu médico para que sejam solicitados exames e ajustes de medicação;

• Realizar um teste ergométrico (ou de preferência ergoespirometria) para liberação e orientação da prescrição dos exercícios;

• Escolha uma modalidade de exercício que você goste, lembre-se não existe um exercício que seja melhor ou pior do que o outro, todos são bons desde que feitos com prazer e regularidade;

• Em caso de dúvida não hesite em obter apoio profissional especializado;

• Os primeiros dias são os mais difíceis e a progressão deve ser lenta e gradativa, não tente pular etapas;

• Não adianta fazer exercícios por poucos dias ou semanas e depois interromper. O exercício físico regular deverá ser mantido por toda a nossa vida;

• Nunca é tarde para iniciar um programa de exercício físico, pois a treinabilidade (capacidade de melhora) do idoso é semelhante a do jovem.

@2013